ESTILO - Não lave sua calça jeans! (Será?)

Dominique Romeu em mais de 10 anos de marca trabalhando com moda, sempre foi ativista e pioneito na implantação da moda sustentável. E nesse post, escreveu sobre a realidade da prática no dia a dia do consumidor comum.
Publicação feita em abril de 2020

Mesmo já me interessando bastante pelo assunto, e gradativamente trabalhando com moda sustentável, eu levei um tempo para refletir em cima de um fator muito importante que geralmente nós leigos consumidores não observamos.


Quando falamos em moda sustentável, geralmente pensamos na responsabilidade que a indústria da moda (levando em contra principalmente as grandes marcas) tem como produtores. E quase nunca pensamos em nosso impacto e responsabilidade como consumidores. E não estou falando apenas do ato da compra, mas do modo de uso e conservação depois que essas peças são adquiridas. 

Há algum tempo atrás li em algum lugar que uma das embaixadoras do mercado de luxo e do quase "perfeccionismo" de life style, a ex Spice Girl e estilista Victoria Beckham, nunca lavava seus jeans. Em situações extremas de contato de sujeira com as peças, apenas fazia uma higienização com água fria e secagem no varal, sem lavagem completa da peça.


Depois de me aprofundar a respeito dessa informação, descobri que no ato de lavagem de uma peça de calça jeans, nós contribuímos com o gasto de quase 4 mil litros de água para o ciclo total de vida da peça, Isso é o equivalente a uma emissão de 33,4 kg de emissão de carbono. Além do gasto excessivo no consumo de água, ainda há a liberação de poluentes como microfibras de plástico usadas na fabricação das peças, que vão direto para as águas do oceano e fontes de água potável. No mundo todo, 20% da poluição da água associada a atividade industrial vem do tingimento e tratamento de produtos têxteis. 

Chio Bergh, CEO da Levi's, uma das mais tradicionais marcas de jeans do mundo ainda afirma que a lavagem só danifica mais ainda a peça. E costuma cuidar dos seus jeans, limpando-os com escovinhas de dentes apenas onde houver contato com sujeira extrema.

Há algum tempo que eu venho já tentando manter novos hábitos com a conservação no que diz respeito a higienização dos meus jeans, sem a necessidade de lavagem. Quando estou em cidades com clima propício, onde eu tenho menos transpiração, e acabo contaminando menos a peça, consigo utiliza-la até duas semanas sem lavagem. Alguns jeans com material de maior qualidade de algumas marcas, consigo passar com eles até um mês. Como alguns jeans da Zara, Colcci, Forum, Ellus, e de marcas internacionais, como os da Armani e da Balmain. 

E por que eu não faço como muitos e simplesmente não lavo os meus jeans, e os higienizo apenas com métodos alternativos? Como gosto sempre de mencionar, a moda sustentável é muito interessante na teoria e nos gráficos, mas quando trazemos para nossos hábitos diários, geralmente ela é adaptada de acordo com o nosso comportamento. Ás vezes realizo atividades que me colocam em um contato muito extremo de sujeira, assim como transpiro bastante. E atualmente estou em uma cidade de clima muito úmido, o que dificulta que eu permaneça com uma calça por um longo período sem lavar. Portanto, a maneira como eu me comporto com o meu uso de calças jeans, é sempre as colocar no varal todas vez que chego em casa e as tiro. De preferência ao ar livre. E em alguns casos, quando o jeans é muito bom, e absorve menos sujeiras, como os da Diesel, eu consigo apenas higienizar com escova, água fria e sabão em pó nos pontos necessários. 

Há outros métodos utilizados - não por mim -, mas que parecem ter eficácia comprovada, como o congelamento da peça por 12 horas no freezer, para desinfetar tcompletamente o jeans, que além de matar as bactérias, conserva a forma; e um desodorizador que pode ser fabricado em casa, com 100 ml de água, 200 ml de vinagre de vinho branco, e 200 ml de álcool 70%. Misture tudo e coloque em recipiente de borrifador. Espirre em toda peça, e a deixe secar durante a sombra. 

Seja la qual o método que você adotar, há sempre alguma forma que você pode encontrar de contribuir menos para a poluição no seu ato de conservação das suas peças de roupa.

NOTA: Não mencionei esse fato no incio do post, para não tirar o foco do objetivo do conteúdo. Mas o certo é calça denim, e não calça jeans. Pois denim é o nome do tecido com o qual é fabricado a peça. Jeans é apenas o nome do modelo a qual foi dado a peça na invenção dela por seu criador Levi's Strauss, fundador da marca de calças denim Levi's. Mantive a menção de "calça jeans" por já estarmos habituados. 

Dominique Romeu é consultor de moda

Comentários

Postagens mais visitadas