ESTILO - Mercado Municipal de São Paulo

Esse conteúdo está na sessão de estilo, mas poderia ser perfeitamente encaixado em arte, e até business. E vou explicar o porquê.

No quesito estilo, é destinado para empresas, e principalmente você empreendedor pequeno ou médio, que trabalha com vendas de varejo ou atacado de vestuário. Esse ensaio foi uma encomenda de uma empresa paulista de varejo e atacado de moda, e a minha ideia prinipal era fugir das imagens clichês de garotas brancas em fachadas de mansões nos Jardins, em São Paulo; ou quartos minimalistas com tapetes de pelucia branca. Então levei a modelo e as peças para um local onde há muito desejava fotografar um conceito de contrastes. A beleza de uma mulher elegante, em meio a estética e caos do Mercado Municipal de São Paulo. Trazer uma proposta para o cliente de que ele pode ser elegante com suas peças em quaquer lugar, traz um diferencial muito grande para a sua marca. E isso é também sobre ter identidade.


A categoria arte está diretamente ligada com a anterior. Quando se trata de fotografar, seja com objetivo pessoal ou comercial, a arte carrega um ar de exclusividade e indentidade muito forte para as imagens. Transforma aquilo que poderia ser  puramente comercial, por algo que traga uma identidade para sua empresa. E quem sabe, desecandear um movimento inspirado em sua iniciativa.


Por fim, na categoria business, em vez de me repetir e falar como um ensaio com esse conceito pode fazer um diferencial para a sua marca, quero abordar duas coisas importantes. Uma é sobre o conceito geral, outra tem a ver com algo que aconteceu nesse projeto específico

O INSTITUCIONAL

No processo inicial de uma empresa, há uma preocupação demaseada com as contas. Não só com os custos de manuntenção, mas principalmente capital de giro, impostos, entre outros. E são poucos os emprendedores que se preocupam realmente em construir uma marca. E construir uma marca requer tempo. Um tempo onde seus clientes e o meio onde você vende seu produto ou serviços, irão conhecer, e se acostumar culturalmente com a sua marca como parte de suas vidas. É o que chamamos também de trabalhar o institucional. E foi o que eu tentei trazer para essa marca, que era bastante  focada nos lucros. E até era um negócio lucrativo, mas que poderia crescer mais. Ou, se estabelecer com uma identidade, ao ponto de enfrentar crises sem que necessariaente perdesse tanto economicamente. E trazer um ensaio de reestréia para as redes sociais, com um conceito que a diferecenciasse no mercado, comparada as suas concorrentes do mesmo segmento e nichos de clientes. 

PARCERIAS

Um ponto muito importante na produção desse ensaio, é que além da beleza da modelo, escolhida a dedo, e uma escolha bastante initencional, já que a marca precisava trabalhar com mais representatividade (ponto para as marcas e empresas ficarem atentas nos tempos atuais), é de que pra completar o visual além das peças da marca contratante e do cenário, eu precisaria de bons acessórios. Portanto, em vez te trazer um custo novo com aluguel ou compras de acessórios, juntei o interesse dessa empresa, com o de outra marca de acessórios que tabém havia me encomendado um trabalho, mas não tinha modelo, nem peças de vestuário. Diminuos das duas emprei os custos de produção, sem falar da economia de tempo que demandaria para dois projetos diferentes. Uni as duas empresas, e fiz um único trabalho harmonioso, onde dois contratantes obteram mais do que o objetivo desejado inicialmente, já que após uma publicação nas redes sociais, quando as marcas estavam unidas e mencionadas nos posts de ambas, clientes das duas empresas conhecem as duas marcas, trazendo para ambas, novos seguidores, e consequentementes, novos clientes. 

A seguir, mais algumas imagens desse projeto incrível.








produção, fotografia e direção de arte: Dominique Romeu















Comentários

Postagens mais visitadas